Correio Popular Notícia



Semusa quer ajuda da população no combate à dengue

Data da notícia: 18/10/2011
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20111018d.jpg[/IMG] > O calor e a chuva, típicos desta época do ano, são fatores favoráveis à reprodução do mosquito Aedes aegypti
Embora o trabalho da Prefeitura de Ji-Paraná, através da Semusa (Secretaria Municipal de Saúde), no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, esteja sendo considerado eficaz pelas autoridades de saúde, o secretário de saúde, o médico Abrahim Chamma está pedindo a colaboração dos munícipes. Abrahim explica que é importante que os segmentos organizados da sociedade e os moradores da cidade reforçarem as ações de prevenção contra a proliferação do mosquito transmissor da doença.
Segundo a equipe da Divisão de Controle de Vetores, com a aproximação do início do período de inverno, a Secretaria de Saúde tem realizado mutirões de limpeza e alertado a população para redobrar os cuidados em relação à dengue. ?O calor e a chuva, típicos desta época do ano, são fatores favoráveis à reprodução do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da doença. Pedimos que os moradores evitem que recipientes expostos se transformem em criadouros do inseto transmissor?, relembra o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Milton Rodrigues da Silva
A equipe de controle de vetores informa que a dengue tem anos cíclicos, explicados pelo sorotipo circulante (tipo do vírus) e as alterações climáticas. Em 2010 o número de casos aumentou consideravelmente no estado por causa do forte calor e das constantes chuvas neste mesmo período. ?Medidas básicas como manter caixas, tonéis e barris de água tampados, não deixar água acumular em pneus, lajes, garrafas e manter os pratos de vasos de plantinhas com areia até a borda vão sempre ser de responsabilidade da população no combate à doença. O importante é não deixar o mosquito se proliferar?, orienta Milton Rodrigues.
A assessoria da Semusa informa que Ji-Paraná está entre os municípios rondonienses que cumpriram as metas de enfrentamento da dengue. No entanto, a luta contra a doença deve ser contínua. ?A atenção da população deve ser redobrada, principalmente com a chegada do período das chuvas, época em que o número de focos costuma aumentar?, disse o secretário de saúde.
Para evitar casos de dengue, a secretaria municipal de Saúde está intensificando as ações para o controle dos focos do mosquito. Entre as ações estão campanhas educativas em escolas, empresas e comunidades; visitas permanentes aos imóveis e inicia nos próximos dias a circulação do carro fumacê pelos bairros da cidade. ?O produto para realização do trabalho de fumace em cada bairro já foi adquirido e está a disposição da Divisão de Controle de Vetores para inicio da pulverização?, destacou o secretário de saúde.

PREVENÇÃO - O trabalho constante de combate e prevenção do mosquito também é realizado pelos agentes de saneamento da Vigilância Ambiental em Saúde, pela equipe da Divisão de Educação Permanente em Saúde, pelos agentes de Saúde, pela equipe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, entre outros, além da participação ativa da comunidade. Abrahim Chamma disse que os profissionais da Saúde envolvidos nas ações de combate a dengue realizam palestras educativas nas escolas, visitas domiciliares, recolhimento de lixo, pneu e entulho em residências, comércios, empresas públicas e privadas, entre outras atividades. ?Com a intensificação das ações no período chuvoso e com este trabalho constante de combate aos focos do mosquito a incidência da doença tende a diminuir no período de pico, que é sempre no período chuvoso amazônico?, informou Abrahim Chamma.



Fonte:






Noticia vista 1721 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.